20 de fevereiro Dia da Justiça Social

O que é Justiça Social?

Dia  20 de fevereiro marca o dia da Justiça Social, esse dia  foi criado em  20  de fevereiro de 2007 em uma assembleia das  Nações Unidas, mas  foi comemorado pela primeira  vez apenas em 2009. 

Começou a se falar em justiça social no século XX, onde  tentava achar um equilíbrio dos princípios, como igualdade, saúde, liberdade, condições sociais e trabalhistas, iniciou uma maneira de pensar em  meios e formas que pudessem sanar todos tipos de desigualdades, sejam elas de  gênero, racial ou econômica. 

A Justiça Social foi criada como  mecanismo  para que Estado Soberano e  Sociedade Civil pudessem trabalhar e cooperar para acabar e minimizar  desigualdades. Tal impeto está  fortemente ligado ao princípio da equidade. 

A Justiça Social não trata o indivíduo como  um todo, mas entende que cada coletivo tem sua subjetividade e que tanto o Estado como a Sociedade Civil devem estar atentos para tratar  de forma singular essas características. O art. 6º   da Constituição Federal de 1988, em  seu Caput define o que é Direitos Sociais, e eles  são a base para busca da justiça social, vejamos: 

“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”

Tratar os desiguais na medida em que se desigualam não é só um princípio de Justiça Social, mas de Reino de Deus, em Salmos 147: 4 -“Ele fixa o número das estrelas, a cada uma dá um nome.”  Se Deus em toda sua soberania e majestade, trata as bilhões de estrelas existentes no universo pelo nome, mostrando que cada uma é dotada de singularidade, o nosso papel como cristãos é entender que devemos buscar tratar os indivíduos e os coletivos respeitando a sua subjetividade e trazendo  justiça  para eles.

 Relevar a justiça de maneira singular  é estar atento à necessidade das minorias que muitas vezes são menosprezadas tanto pelo estado como pela sociedade, a um papel a ser exercido que vai além das teorias, mas está ligado ao exercício pleno de  cidadania e do Reino do Céu.

Rede Cristã de Advocacia Popular 

20 de fevereiro de 2022

Categorias: